• A NIO «molhou os pés» na Europa em 2021, mas com o EL6 quer «mergulhar de cabeça». Tem o que é preciso? A NIO gosta de fazer as coisas à sua maneira, diferenciando-se da estratégia dos seus concorrentes, como é o caso do sistema de troca de baterias. Apesar deste conceito já ter tido várias […]
  • Depois do duplo rim da BMW, há outra grelha a gerar polémica, desta vez na Alfa Romeo. O scudetto do novo Milano tem dado que falar. Não quero ser o advogado de ninguém, mas sinto que isto não podia ser ignorado. Noutras marcas a grelha também serve de elemento identificativo e estilístico, ainda que na […]
  • A Audi está a mudar o nome dos seus modelos, separando os elétricos dos a combustão e, por isso, os seus elétricos vão ser associados aos números pares e os a combustão aos números ímpares. O objetivo é clarificar, mas provavelmente irá gerar alguma confusão. Afinal, o sucessor do A4, ainda a combustão, irá chamar-se […]
  • “Isso são fake news”. Foi assim que Carlos Tavares, diretor executivo da Stellantis, reagiu aos rumores de que o consórcio que lidera planeia acabar a produção em Itália e vender algumas marcas. Foi durante a apresentação mundial do novo Alfa Romeo Milano, onde estivemos presentes, que Carlos Tavares interveio, no seu jeito direto e pragmático, […]
  • No dia 18 de abril, a Mazda vai revelar o seu maior e mais espaçoso modelo para o mercado europeu: o CX-80, com três filas de bancos para um máximo de sete ocupantes. Porém, antes disso, a marca nipónica já divulgou alguns pormenores daquele que promete ser o seu “porta-estandarte” na Europa. O novo SUV […]
  • O aumento da temperatura a que temos assistido não terá (felizmente) correspondência no aumento do preço dos combustíveis. As previsões apontam para que tanto o gasóleo como a gasolina desçam de preço no início da próxima semana. Segundo informações ligadas ao setor, prevê-se que o preço do gasóleo simples diminua dois cêntimos por litro, e […]
  • Recentemente a Aston Martin decidiu adiar o lançamento do seu primeiro elétrico, que estava previsto para 2025, reorientando os seus esforços para a tecnologia híbrida plug-in. Não é um passo atrás nas ambições elétricas da marca — continuam a estar previstos quatro modelos 100% elétricos —, mas os planos foram adiados um ano, nomeadamente para o […]
  • Foi em 1999, durante o Salão de Genebra, que a Pagani se deu a conhecer com o Zonda, um supercarro italiano com coração alemão e linhas que remetiam para os Sport-Protótipos de uma década antes. Não custa, no entanto, sonhar com o futuro. O IED (Istituto Europeo di Design), em colaboração com a Pagani, desafiou […]
  • O motor a gasolina PureTech de três cilindros com 1,2 l da Stellantis é o mais comum no grupo, abrangendo múltiplos modelos de várias marcas, como a Peugeot, Citroën, DS Automobiles e Opel. Porém, esta unidade mostrou ser algo problemática, com muitos casos relatados de consumo excessivo de óleo ou de falta de pressão de […]
  • O IM L6 não é um estranho nas páginas da Razão Automóvel. Ainda há uma semana mostrámos um exemplar a efetuar o teste do alce… sem condutor, de forma totalmente autónoma. Mesmo a tão pouco tempo da sua apresentação oficial, ainda eram vários os rumores contraditórios sobre se o L6 traria ou não baterias de […]